Medida Provisória: um paralelo entre os Direitos brasileiro, italiano e argentino, sob a perspectiva da Segurança Jurídica

O presente trabalho tem por finalidade efetuar, de maneira aprofundada, uma análise do instituto das medidas provisórias e sua reiterada edição pelo Executivo no contexto do direito constitucional brasileiro, por intermédio de um estudo comparativo entre os seus institutos correspondentes no direito constitucional italiano e no direito constitucional argentino. Trata-se de uma temática de grande importância para o direito público, sobretudo no que diz respeito às repercussões no âmbito de segurança jurídica, temática esta que tem sido rotineiramente discutida, face à cada vez maior edição reiterada das decretações de urgência, pela doutrina jurídica em geral e especialmente no Brasil, na Itália e na Argentina.

Osvaldo Roberto Sobrinho é formado em Estudos Sociais (UnB), Ciências Econômicas (UFMT) e Direito (Universidade de Cuiabá). Especialista, mestre e doutor em Direito Constitucional. Foi vice-governador e governador (no impedimento do titular) do Estado de Mato Grosso; deputado Estadual (1978 a 1986) e Federal Constituinte (1987 a 1990); suplente de senador e senador (2006 a 2014). Assumiu, durante a sua carreira, diversos cargos públicos, dentre os quais o de Presidente do Fundo Estadual de Educação, Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte, de 1991 a 1994. Orgulha-se de ter recebido a comenda da Ordem do Rio Branco, outorgada no Grau de Grande Oficial – Itamarati, Brasília, em maio de 1987.
Autor
Osvaldo Sobrinho
Ficha técnica:
Dimensões: 13,8 x 20,8
Páginas: 224
Acabamento: Brochura
Peso: 0.402 kg
Ano de publicação: 2016
ISBN: 978-85-8009-162-5
Ficha técnica (eBook):
Dimensões: eBook
Acabamento: ePub
Ano de publicação: 2016