top of page

Contos escolhidos de José de Mesquita

CAPA PQ Contos Jose de Mesquita 138X208

A obra organizada por Eduardo Mahon, contém introdução que contextualiza a produção literária de José de Mesquita, considerado “O Patrono da Literatura Mato-grossense” e ainda justifica e analisa a seleção dos contos selecionados, os quais são reproduzidos integralmente, na sequência. Sendo eles: “Corá”; “O drama do ‘arrombado’”; “A burguezinha ou as linhas ocultas do destino”; “A cavalhada”; “Renúncia”; “Sangue sertanejo”; “Fortunato ou o forçado da felicidade” e “A mandinga”.

A publicação, lançada no ano de comemoração do centenário da Academia Mato-grossense de Letras, instituição essa de maior importância na área no Estado e fundada por Joé de Mesquita, oportuniza estudo sobre literatura, linguística, filologia, história e o contato direto com contos publicados em quatro livros, nas décadas de 30 e 40, mas esgotado há muitos anos.

Comprar:
Eduardo-Mahon-site-150x150.jpg

É carioca, mora em Cuiabá. Escritor e dramaturgo, publicou pela Carlini & Caniato Editorial vários livros, entre os quais destacam-se os romances Alegria, A gente era obrigada a ser feliz e Mea Culpa. Dedica-se a editar e revista literária Pixé, um empreendimento que reúne escritores e artistas plásticos de todo o Brasil. É mestre e doutorando em Estudos Literários.. Obras do autor, pela Carlini & Caniato: Nevralgias / Doutor Funéreo e outros contos de morte / O cambista / Meia palavra vasta / Palavra de amolar / Palavrazia / O fantástico encontro de Paul Zimmermann / Contos estranhos (Weird tales) / Quem quer ser assim sem querer? / Um certo cansaço do mundo / O homem binário e outras memórias da senhora Bertha Kowalski / Alegria / Azul de fevereiro / A gente era obrigada a ser feliz / Mea culpa / Paraíso em fuga /Galileu dançou por muito menos / Inclassificáveis/ Resumo da ópera.

Autor

Organizador

Eduardo Mahon

JOSE DE MESQUITA.jpg

José Barnabé de Mesquita é cuiabano, nascido em 1892. Formou-se em Direito pelo Largo de São Francisco, em São Paulo. Ao retornar à terra natal, dedicou-se à carreira jurídica, chegando ao Tribunal de Justiça que presidiu por mais de 10 anos. Em 1921, Mesquita fundou a Academia Mato-grossense de Letras, tendo sido seu presidente por 40 anos consecutivos. Publicou o romance Piedade e dezenas de contos e poesias. Esse produtivo escritor da primeira metade do século XX também foi jornalista, historiador, genealogista, criminólogo, deixando uma obra vasta e diversificada. José de Mesquita morreu em 1961, em Cuiabá.

José de Mesquita

Ficha técnica:

Dimensões: 13,8 x 20,8

Páginas: 144

Acabamento: Brochura

Peso: 0.186 kg

Ano de publicação: 2021

ISBN: 978-65-88600-25-2

Preço: 35,00 R$

Agradecemos o Envio

© 2021 Editora TantaTinta Ltda.

 Rua Nossa Senhora de Santana, 139 – sala 3 – Edifício Acará
Centro Sul – Cuiabá – Mato Grosso. CEP.: 78020-122
contato@tantatinta.com.br – 
Telefones: (65) 3023-5714 / 5715

Carlini&Caniato Editorial

Leia:

Pixé Logo.png
  • whatsapp-Cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
Untitled-1.png
LOGO TantaTinta 2020 Color.png
bottom of page